A importância do controle de qualidade na marmoraria

marmoraria, corte, pedras, mármore
Marmoraria: por que um corte correto é importante?
fevereiro 6, 2018
mármore, jazida, extração
As 4 fases do mármore até chegar ao consumidor
fevereiro 15, 2018
Show all
marmoraria, controle de qualidade, mes

Ao escolher uma marmoraria, os clientes levam em conta os profissionais que realizarão o serviço, os produtos utilizados, a definição do projeto, entre outros fatores. Entretanto, para garantir que todo o processo, ou seja, todos os serviços sejam bem feitos, é importante realizar o controle de qualidade. Isso garantirá a satisfação dos clientes. Como? Com um sistema que controla a qualidade de todos os serviços (emissão de relatórios, realização de reuniões e até mesmo inclusão do feedback dos clientes).

Não é só o serviço “artístico” como, por exemplo, o acabamento, que é importante. O controle técnico e administrativo dos serviços é indispensável para a entrega de um serviço com qualidade. Confira abaixo a importância desse controle e como realizá-lo.

O controle interno

O controle interno de qualidade nada mais é do que planos de organização, procedimentos e métodos para atender aos objetivos e às metas da marmoraria. Por isso, está englobado no ramo administrativo e contábil. Esse sistema é extremamente importante para a gestão financeira da empresa e para a gestão como um todo.

Ele é indispensável para alcançar os objetivos da empresa, pois de nada adianta planejá-la e organizá-la sem um controle presente em todos os processos. A partir disso, a empresa poderá identificar possíveis falhas durante o processo. Afinal, a qualidade de qualquer serviço e produto só é alcançada quando todo o processo for administrado, e não apenas quando os resultados são verificados.

Metodologia PDCA

É possível garantir o controle de qualidade pela metodologia PDCA. É importante ressaltar que, no gerenciamento de qualquer processo, é preciso ir além da identificação das fases que o compõe: é necessário gerenciar os fatores, que vão desde mão de obra, maquinário até materiais e outros. Tudo que possa interferir no resultado final.

Essa administração de fatores necessita de um planejamento disciplinado e que acompanhe uma sequência. Com o ciclo PDCA, isso é possível, uma vez que é uma metodologia que pode ser usada em qualquer situação e por qualquer pessoa, sendo composto por quatro etapas:

  1. Plan – Planejar: antes de colocar qualquer processo em execução, é necessário planejar e definir métodos e metas.
  2. Do – Implementar/Executar: é a etapa em que as tarefas que foram estipuladas no plano serão executadas. Além disso, nessa etapa há a coleta de dados para ajudar no controle. Vale lembrar que é importante ter treinamento para executar as tarefas.
  3. Check – Verificar: nessa etapa, são realizados o monitoramento, a medição e a avaliação. Sendo assim, os resultados da execução são comparados com o planejamento, os possíveis problemas são registrados e analisados e, caso os resultados sejam positivos e favoráveis, as tarefas continuam sendo executadas. Caso ocorra um problema, é necessário:
  4. Act – Agir: nesta etapa, são apontadas as soluções para os problemas que podem ter surgido. No entanto, há duas situações: alcance e não alcance do resultado que é esperado. Caso o resultado tenha sido alcançado, o método de trabalho à rotina do processo pode ser adotado. Esse método será a referência para todos da empresa. Caso o resultado não seja alcançado, é importante verificar se o padrão foi obedecido, quais são as causas do problema e, se necessário, retomar o ciclo PDCA.

Benefícios do controle

São vários os benefícios do controle e da metodologia PDCA:

  • É possível comprar material de procedência;
  • Evitar perdas;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Diminuir as reclamações dos clientes e aumentar a satisfação deles.

Isso acontece, pois, com o controle, existe um planejamento. Tudo para a satisfação do cliente.

Deu para perceber como o controle de qualidade é importante? Ele é essencial para uma marmoraria oferecer o melhor para seus clientes. Aproveite o espaço abaixo e deixe sua opinião sobre o assunto.

Os comentários estão encerrados.