As 4 fases do mármore até chegar ao consumidor

marmoraria, controle de qualidade, mes
A importância do controle de qualidade na marmoraria
Fevereiro 6, 2018
marmorarias, rochas, pedras ornamentais
Quais são os principais grupos de clientes das marmorarias?
Fevereiro 15, 2018
Show all
mármore, jazida, extração

As rochas têm sido usadas para construção desde o início dos tempos. Desde sempre, o homem notou que algumas delas possuíam propriedades ímpares, que poderiam conferir beleza naquilo que ele constrói.

O mármore é uma dessas rochas. Ele apresenta várias cores e é usado em uma infinidade de projetos, com funções variadas, sempre conferindo beleza e sofisticação. Mas, para chegar à sua casa, passa por várias etapas, as quais apresentaremos a seguir. Mas, primeiro, vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

O que é o mármore?

A denominação mármore é usada erroneamente para várias rochas ornamentais. Entretanto, o verdadeiro é uma rocha metamórfica carbonática derivada da transformação de rochas calcárias por processos naturais que envolvem temperatura e pressão.

Elas são compostas por uma grande porcentagem de minerais carbonáticos e outros minerais variados, como quartzo, micas e feldspatos. O processo de metamorfismo e a sua composição mineralógica conferem à rocha diferentes cores e texturas.

Sua ocorrência é bastante difundida ao longo do globo e ele tem sido utilizado amplamente há milhares de anos. Por ser poroso, não é adequado ao uso em cozinhas ou áreas externas.

Conheça a seguir as fases nas quais o mármore passa até chegar à venda.

1) Extração

A rocha é extraída de reservas minerais (conhecidas como jazidas), nas quais é identificada em seu estado natural em grandes quantidades. A extração ou lavra é feita mecanicamente, usando corte por fio diamantado, massa expansiva ou explosivos.

Essa lavra gera blocos grandes, com dimensões específicas, que são cortados em blocos menores ou chapas com espessuras variadas.

2)Beneficiamento primário

No beneficiamento primário, os blocos ou as chapas cortadas ainda na lavra são enviados à serraria, onde são novamente cortados, conforme as especificações de cada produto a ser produzido.

Por exemplo, para serem usadas em bancadas, as chapas precisam ter entre 1,5 cm a 4 cm de espessura.

3)Beneficiamento secundário

O beneficiamento secundário é o acabamento da rocha e, normalmente, é realizado nas marmorarias. Existem vários tipos de acabamentos possíveis para o mármore. O acabamento polido é o mais usado e mais comum, deixa a superfície da rocha lisa e brilhante e é conseguido pelo polimento da rocha.

Para conseguir um acabamento com brilho diferenciado, cobre-se a rocha com resina e lustra-se para conferir brilho. Esse é o acabamento resinado, que também retira a porosidade da pedra.

O acabamento levigado confere uma superfície lisa, porém opaca. Já o acabamento bruto, como o nome diz, preserva o aspecto natural da rocha. O acabamento jateado é feito com jatos de areia sobre a rocha, deixando-a com aspecto mais áspero.

Outros acabamentos utilizados são o apicoado e o flameado, que deixam a rocha com texturas mais ásperas.

4)Comercialização

Na comercialização da rocha, são oferecidas ao cliente as opções de rochas disponíveis, conforme o uso. O consumidor pode escolher o acabamento, fornecer as dimensões da rocha e, dependendo do caso, ela é cortada sob medida.

Manutenção

Para manter a pedra sempre linda e brilhante, evite contato com objetos abrasivos e limpe-a com água e sabão neutro. Para acabamentos polidos, um pano úmido é o suficiente na maioria dos casos. Nos acabamentos ásperos, vale passar uma vassoura de cerdas macias para retirar o pó antes do pano.

Por ser uma rocha porosa, o mármore não deve ser usado em áreas muito úmidas, pois absorve a umidade e mancha facilmente. Vinhos, refrigerantes e frutas cítricas também são inimigos da pedra.

Produtos abrasivos, ácidos e corrosivos não devem ser usados de forma alguma. Alvejantes também são contraindicados, pois o cloro reage com o carbonato da rocha e forma buracos.

Para conhecer mais sobre mármores e suas aplicações, entre em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *