Cores de mármore: 4 dicas para escolher o melhor tom

escala de Mohs, pedras, resistência
Escala de Mohs: quais são os graus de dureza dos minerais?
Fevereiro 15, 2018
Show all
cores de mármore, claras, escuras

Tem um projeto de decoração e está em dúvida sobre qual cor de mármore ou de granito escolher? Nós te ajudamos! Saiba quais são as cores de mármore mais apropriadas para cada tipo de ambiente ou projeto e alinhe com as últimas tendências. Vamos lá!

Antes, porém, vamos lembrar uma premissa básica desse tipo de projeto: respeite a vontade e o gosto do cliente. Se ele quer algo totalmente fora de moda ou o responsável é desarmonioso, até podemos opinar como profissionais, mas sempre deixamos claro que a decisão é dele.

1)Clássico

As cores de mármore mais claras são também as mais clássicas e, por isso, as preferidas do público mais tradicional. As opções vão desde o crema clássico, aquele mármore bem branquinho, até o branco calacata, que tem um tom menos homogêneo, mas é ainda mais claro.

São peças que podem servir na montagem de pias, bancadas, escadas e são preferencialmente escolhidas para cozinhas e banheiros, já que o tom alvo passa uma impressão de limpeza e leveza.

2)Espaço

É importante levar em conta o espaço disponível, já que os projetos podem variar de um minúsculo banheiro de apartamento até áreas imensas em casas mais luxuosas, em que a liberdade de criação e o orçamento serão maiores.

A dica, antes de pensar nas cores de mármore, é ter o granito como opção. Assim, o cliente terá mais opções de cores e texturas para escolher e combinar.

Lembre-se de que o mármore, apesar de bonito e luxuoso, deve se integrar ao ambiente, e não o dominar por completo. Isso pode ser feito utilizando materiais diversos ou mármores e granitos de cores e tipos diferentes também.

3)Moderno

Se as cores claras costumam aparecer nos ambientes mais clássicos, as escuras costumam ser a opção dos mais modernos. Claro que isso não é uma regra, mas apenas uma tendência. É importante estar preparado para todas as opções.

As cores de mármore que mais casam com essa tendência são a emperador dark e o nero marquina espanhol, mas você também pode optar por cores pouco utilizadas, como o marrom imperial.

Elas ficam especialmente boas quando o objetivo é criar um contraste entre móveis, paredes e outros elementos de decoração. Algumas cozinhas e banheiros já têm piso ou revestimentos claros, então a opção por tonalidades mais escuras é excelente para quebrar essa claridade toda do ambiente, funcionando também em recintos maiores.

4)Siga as tendências

As cores de mármore devem respeitar a forma, a função e as tendências. Elas chegam na forma de ambientes cada vez mais coloridos.

O contraste entre cores claras e escuras aparece nas paredes, nos móveis e até no piso. Por isso, as peças de mármore podem ser combinadas para criar espaços mais modernos e geométricos.

Por falar em tendências, a Pantone já definiu qual será a cor para o ano de 2018: é a púrpura ultra violet, um tom bastante vibrante e que, com criatividade, pode combinar com praticamente qualquer tom de mármore ou granito. A intenção, ao se escolhê-lo, foi passar uma mensagem mais esperançosa e alegre.

Assim, lembre-se de aplicar isso aos seus projetos e o trabalho será recompensador para você e para o cliente final, que terá a casa dos sonhos com todo o charme e a sofisticação que o mármore pode trazer para os ambientes onde é utilizado.

Gostou dessas dicas, mas quer contribuir e tornar esse artigo ainda mais rico e completo? Você pode. Deixe o seu comentário, a sua opinião, a sua experiência em campo, o que deu certo e o que deu errado, assim mais pessoas ficarão bem informadas e antenadas com as últimas tendências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *