Quais são os principais grupos de clientes das marmorarias?

mármore, jazida, extração
As 4 fases do mármore até chegar ao consumidor
fevereiro 15, 2018
escala de Mohs, pedras, resistência
Escala de Mohs: quais são os graus de dureza dos minerais?
fevereiro 15, 2018
Show all
marmorarias, rochas, pedras ornamentais

Rochas ornamentais fascinam a humanidade há muito tempo. Sua utilização é muito ampla e elas estão presentes em vários ramos do cotidiano, atraindo muitos consumidores devido às suas características, cores, texturas e beleza únicas. Essa diversidade a tornam um produto que atrai grupos de clientes diferentes.

Assim como em qualquer negócio, para quem trabalha com marmorarias é importante conhecer o público e qual o foco que ele quer para o produto. Isso poderá auxiliar a melhorar as vendas, usando abordagens diferentes para cada pessoa.

Aqui vai um perfil dos principais grupos de clientes e quais as aplicações para as rochas ornamentais.

Arquitetura e construção

Esse é o maior grupo de clientes de marmorarias, movimentando a maior parcela dos volumes em dinheiro e em produtos no mercado nacional e internacional. Aqui, incluem-se todos os tipos de construções e edificações, públicas e privadas.

Para esse grupo de clientes, as possibilidades de utilização do mármore são pisos internos, revestimentos de paredes, fachadas, escadas e dormentes de portas. O acabamento mais procurado é o polido, mas ainda podem ser usados outros, como o levigado e o resinado.

O público é variado, podendo englobar desde pequenos construtores a grandes incorporadores, com gostos e orçamentos também variados. Para atendê-los melhor, procure primeiro entender qual o perfil da obra (se é de pequeno ou grande porte) e a extensão da utilização da rocha.

Clientes com maior poder aquisitivo, em geral, procuram rochas diferenciadas, com maior valor agregado e gostam de itens mais exclusivos. Já pequenos construtores procuram incluir pisos e revestimentos em pedra para diferenciar suas obras e querem peças com ótimo custo-benefício.

Construção e revestimento de elementos urbanos

Esse grupo de clientes é composto basicamente pelo poder público e busca rochas para a pavimentação de vias para veículos e pedestres, de praças e parques, na construção de jardins, fontes, bancos ou assentos, calçadas, meios-fios.

Para as marmorarias, esse público traz a oportunidade de venda das pedras de acabamento bruto ou com acabamento antiderrapante para serem usadas em pavimentação. Também podem ser vendidas para mosaicos, os conhecidos petit pavet, tradicionais em algumas cidades.

Arte e decoração

Esses clientes buscam rochas para a confecção de obras de arte (esculturas, estátuas e objetos arquitetônicos, por exemplo), além de acessórios arquitetônicos e de decoração, como balcões, bancadas, móveis, entre outros.

Clientes que buscam rochas para uso arquitetônico e de decoração querem pedras bonitas e que estejam alinhadas com o projeto de decoração. Aqui, o diferencial pode ser oferecer acabamentos diferentes e cortes personalizados com um design diferenciado.

Arte funerária

Peças para ornamentação de túmulos e mausoléus. Para esse grupo, devem ser oferecidas rochas adequadas ao uso externo, mais resistentes às intempéries. Um serviço diferenciado é a gravação em pedra, para a venda de lápides.

Conquistando clientes

Para tentar conquistar novos clientes, algumas estratégias podem ser úteis:

  • A exposição pela internet, em um site próprio ou de fanpages em mídias sociais, é muito importante: grande parte dos consumidores, atualmente, faz a primeira busca por produtos na internet; por isso, esteja onde o público está.
  • A parceria com empresas que possuem serviços ou produtos correlatos também pode ser bastante eficaz: por exemplo, lojas de móveis planejados podem render novos clientes, pela indicação para realização de um balcão ou tampo casado com uma cozinha.

Para mais informações sobre este assunto, entre em nosso site.

Os comentários estão encerrados.