Revestimento com pedras: 3 dicas antes de escolher o melhor material

Mármore natural x ArtechNano: quais as principais diferenças?
novembro 27, 2017
acabamentos de borda, marmorarias, pedra
Conheça 10 acabamentos de borda mais comuns nas marmorarias
Janeiro 30, 2018
Show all

O revestimento com pedras é uma opção indispensável no projeto que busca unir elegância com um material mais resistente em relação aos outros tipos de revestimentos. A suntuosidade das pedras na decoração e a baixa necessidade de manutenção são algumas das características que tornam o material cada vez mais procurado para compor áreas internas e externas.

Separamos hoje aqui algumas dicas para você, decorador ou arquiteto, que está planejando o revestimento com pedras para o cliente. Afinal, o segmento da construção sempre tem novidades e o profissional antenado consegue levar os melhores materiais para dentro do projeto, sempre inovando.

Neste artigo vamos explicar:

  • As diferenças entre as pedras naturais e as compostas (como o ArtechNano)
  • O uso do revestimento com pedras para áreas externas e internas
  • Onde o revestimento de pedras pode ser usado
  • E a manutenção desses produtos

1) Revestimento com pedras naturais ou compostas?

Um bom revestimento de pedras é aquele que une delicadeza e resistência, independentemente do ambiente em que será instalado. As pedras naturais que foram muito utilizadas, como o mármore e granito, estão dando espaço a uma nova tecnologia. Um produto eficiente, de baixa porosidade e até mais gracioso do que o produto natural: o ArtechNano, uma placa fabricada a partir de pó de mármore com cristais de vidro.

Essa novidade no mercado surgiu exatamente da necessidade que o cliente tinha de ter um produto de alta performance, capaz de ser totalmente homogêneo em sua cor, manter o brilho intenso e ter aquele toque cristalizado mantido, mesmo com o passar do tempo. Uma peça branca que não ganha o tom amarelado.

2) Revestimento com pedras para áreas internas ou externas?

As pedras podem ser usadas para fazer os revestimentos em áreas internas e externas. O que muda mesmo, além do resultado de acordo com o ambiente, são as características do local que receberá o produto na decoração.

Por exemplo, um ambiente úmido pode ficar ainda mais frio com um revestimento com pedras. Do contrário, um ambiente mais abafado ganhará um ar mais fresco com o uso do produto. Essas variações são analisadas por você, arquiteto ou decorador, que está planejando fazer o revestimento com pedras. Afinal, devo fazer o revestimento com pedras naturais ou industrializadas?

Além da altíssima qualidade do ArtechNano, a placa industrializada possui outras características que a tornam excepcional, como a baixa absorção de líquidos. Na prática, a placa não sofrerá danos se for usada para compor a decoração em ambientes externos. Esse resultado não é o mesmo apresentado pelo uso das pedras naturais, que com o passar do tempo mostram sinais como manchas e rachaduras, principalmente quando expostas ao sol e chuva.

Portanto, você pode utilizar nos seguintes ambientes:

  • Escada;
  • Piso;
  • Área goumert;
  • No entorno da piscina.
  • Paredes

Dentro de casa, as pedras naturais também resistem bem menos, principalmente em ambientes onde elas são mais usadas, como balcões de cozinha, pias de banheiro, entre outras áreas. O ArtechNano resiste bem a impactos, riscos e rachaduras, o que impede que haja infiltração e altere a durabilidade do produto. Confira onde é possível aplicar o ArtechNano no interior da sua casa:

  • Bancada de cozinha;
  • Pia do banheiro;
  • Nicho do box;
  • Piso;
  • Escadas;
  • Entre outros ambientes.

3) Manutenção e cuidados do revestimento com pedras

A manutenção do revestimento com pedras naturais é fundamental para não afetar a durabilidade do material. A limpeza desse tipo de pedra deve ser feita frequentemente e, dependendo do local onde elas foram aplicadas, é preciso até o uso de produtos específicos e profissionais qualificados para manter a qualidade do revestimento.

Agora, dá para imaginar um produto que não exija todos esses cuidados e a higienização seja feita apenas com um pano úmido e desengordurante? Essa é a tecnologia do ArtechNano e por todas essas qualidades que a pedra industrializada está ganhando cada vez mais espaço.

Lembre-se que um bom revestimento de pedras é aquele que realmente resiste às mudanças de temperaturas, sendo inclusivo impermeável, e resistente a riscos e outros tipos de impactos.

Gostou da novidade no mercado de decoração? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas atualizações no Instagram. Sempre compartilhamos dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *