fbpx

Existe revestimento ideal para cozinha gourmet? – Artechstone

revestimento para cozinha,porcelanato,pastilha
Revestimento para Cozinha: Como escolher o melhor? – Artechstone
julho 11, 2019
revestimentos-banheiro,mármor,granito
Revestimentos para Banheiro: Como escolher o melhor? – Artechstone
julho 11, 2019
Show all
cozinha, revestimento

Popularmente conhecida como o coração da casa, a cozinha é o ambiente que vem ganhando cada vez mais atenção nos lares brasileiros, principalmente quando se fala em sofisticação.

De origem francesa, a proposta da cozinha gourmet une a modernidade e a segurança aliados ao aconchego que a arquitetura moderna proporciona àqueles que buscam desfrutar os prazeres de uma mesa com qualidade num espaço onde socialização e beleza estão presentes.

A escolha de um layout funcional é uma característica marcante da cozinha gourmet, porém são necessários alguns cuidados especiais para que se consiga criar um ambiente sofisticado, principalmente quando se busca segurança e boa estética.

Por ser um ambiente de extrema criatividade, a escolha do revestimento ideal para cozinha gourmet faz toda a diferença. Inicialmente, deve ser considerado em qual tipo de ambiente ela será inserida: interno ou externo e, a partir daí, são analisados os tipos de materiais ideais para cada espaço.

Na escolha dos revestimentos para cozinha gourmet em áreas externas, deve-se optar por aqueles que protegem contra a exposição às intempéries do tempo, como chuva e sol. Já para cozinhas gourmet em áreas internas, deve-se atentar para os revestimentos que conferem mais resistência, maior durabilidade e ser de fácil manutenção.

Para ambos os espaços onde serão inseridas, o mercado possui uma imensa variedade de revestimentos para parede, bancada e pisos para esse estilo de cozinha.

Quais os critérios de Escolha?

Os critérios de escolha do revestimento ideal incluem o estilo que se deseja criar para o local, bem como cores e detalhes, além de:

– a frequência de limpeza do cômodo, considerando o movimento e circulação de pessoas naquele ambiente e os resquícios de alimento que ficarão após as refeições;

– durabilidade – é de extrema importância considerar a vida útil do tipo de revestimento escolhido, incluindo sua resistência à manchas de desgaste, rachaduras, desbotamento;

– funcionalidade: é um dos critérios principais na elaboração de um layout de cozinha gourmet e considera também a limpeza e a manutenção;

– sustentabilidade: muito relevante no projeto de uma cozinha gourmet e que transmite o conceito contemporâneo deste tipo de ambiente.

– local de aplicação: os revestimentos aplicados nas paredes dão ao ambiente um ar inovador e surpreendente. Já os revestimentos colocados nos pisos, a escolha deve ser pelo tipo que confere maior segurança e que seja menos escorregadio, a fim de evitar acidentes, como os pisos com acabamento polido, por exemplo. Para as bancadas, os mais escolhidos são os revestimentos mais resistentes por estarem em contato direto com os alimentos, panelas e variações de temperatura e objetos.

Os tipos de revestimentos mais utilizados são:

– Porcelanato: é um dos mais escolhidos devido à sua praticidade, versatilidade, alta resistência, baixa absorção e facilidade de limpeza.

– Cerâmica: menos resistentes e precisam de maior manutenção;

– cimento queimado: apresenta menor custo, porém maior cuidado com limpeza e vulnerabilidade a rachaduras.

– ladrilho hidráulico: facilidade de personalização de acordo com o gosto do morador, porém apresentam custo maior por serem produzidos artesanalmente, em sua maioria.

Não necessariamente os revestimentos e parede e pisos devem combinar entre si, o que também traz a ideia de sofisticação e modernismo que o próprio ambiente traduz.  Uma aparência harmônica é aquela em que os critérios de escolha do revestimento ideal combinem com cores e texturas,  tornando o ambiente o mais versátil possível.

O revestimento ideal, no entanto, é aquele que se enquadra nos quesitos de utilidade e estética, o que varia de acordo com o perfil dos amantes da culinária e que irão conferir ao ambiente o equilíbrio visual e design exclusivo para que ele possa desfrutar dos seus momentos de bon appétit numa intensa atmosfera de charme e socialização.

Acompanhe os índices financeiros 

Os comentários estão encerrados.