Quais os melhores tipos de revestimentos?

cores de mármore, claras, escuras
Cores de mármore: 4 dicas para escolher o melhor tom
fevereiro 15, 2018
revestimentos modernos-banheiro-madeira
Revestimentos modernos: 6 dicas para inovar!
julho 27, 2018
Show all
revestimentos-porcelanato-banheiro

Os materiais utilizados para revestir pisos e paredes são conhecidos como revestimentos. Eles são um elemento fundamental nas construções, tendo um caráter tanto estético quanto funcional.

Eles têm a função de cobrir e proteger as paredes e pisos, evitando que eles sejam afetados e desgastados por fatores climáticos ou pelo uso e circulação das pessoas. Além disso, os revestimentos têm funcionalidades como isolamento térmico, podendo facilitar a limpeza e o dia a dia das pessoas que vivem e usam este ambiente.

Quanto ao fator estético, o revestimento é uma peça valiosa na composição de um projeto de decoração, podendo dar um clima mais rústico ou sofisticado ao ambiente, dependendo do tipo, modelo ou do acabamento.

Para escolher o revestimento mais adequado, é sempre importante considerar o local de aplicação, além do design do projeto. Existem modelos e tipos de revestimentos muito variados, e listamos agora os melhores e mais utilizados.

Cerâmica ou azulejo

O revestimento cerâmico, popularmente conhecido como azulejo é muito versátil, sendo amplamente utilizando em diversos projetos e oferecendo modelos de vários tamanhos, cores, acabamento e desenhos.

Eles podem ser usados tanto em piso quanto em parede, em ambiente externo ou interno, dependendo da resistência e do tipo da cerâmica.

Porcelanato

O porcelanato é muito similar a cerâmica, mas é fabricado com alta tecnologia de prensagem em temperaturas elevadas, o que dá maior resistência e baixa porosidade a peça.

O porcelanato também possui ampla variedade de acabamentos, cada um deles adequado ao um tipo de uso da peça. Os esmaltados e polidos têm um acabamento brilhante e podem ser usados em ambiente secos e úmidos. Já os acetinados têm um brilho bem discreto e são mais resistentes a riscos, sendo indicados para ambientes de maior circulação.

O porcelanato struturato tem uma superfície levemente abrasiva, com efeito antiderrapante, sendo ótimos para áreas úmidas. E o porcelanato natural não possui acabamento de superfície, tendo o visual mais rústico.

Madeira

O revestimento em madeira também é muito usado em vários ambientes, tendo a vantagem de oferecer um conforto térmico bastante grande. Ele é mais adequado a áreas internas e secas, sendo usado amplamente em pisos. Para áreas úmidas, precisa de um tratamento especial, mas não tem sua utilização muito difundida.

Para revestimento de parede, ele é usado como elemento de destaque em painéis e paredes decorativas, como uma cobertura total da parede ou compondo detalhes como lambris ou sancas.

Pedras naturais

As pedras naturais são os revestimentos mais antigos da humanidade, sendo utilizadas amplamente desde sempre. Elas são muito versáteis e permitem uma variedade de cores e padrões muito diferentes entre si.

Elas podem ser usadas em vários ambientes, com acabamentos polidos ou rústicos, como peças grandes, utilizando blocos menores ou mosaicos. Elas conferem sofisticação a qualquer projeto e são muito resistentes, podendo durar praticamente a vida toda.

Elas podem ser usadas em todo o ambiente ou apenas em pontos focais, para dar destaque a uma parede ou como peça decorativa.

Pedras artificiais

Este é um revestimento muito inovador, que vem conquistando o mercado com sua beleza e ampla funcionalidade. Ele é um produto superior, de altíssima qualidade, com grande resistência e acabamento diferenciado dos demais. Um dos exemplos desse revestimento é o ArtechNano.

As pedras artificiais ou compostas são fabricadas com processos de alta qualidade, onde é feita a fusão em fornalhas de alta temperatura de pó de rocha com outros materiais, com cristais de vidro.

O resultado é um material diferenciado e muito sofisticado, que pode ser usado em pisos, paredes entre outros projetos.

Se você quer saber mais sobre opções de revestimentos modernas, continue navegando em nosso site.

Os comentários estão encerrados.